Área de Negócios

shutterstock_132921929

Geração de energia

A demanda de energia no Brasil continua crescendo de forma contínua. Grande parte do potencial hídrico já foi ou está sendo desenvolvido. Energia térmica, portanto, tornou-se duplamente importante para o Brasil, como reserva em épocas de chuvas e como capacidade adicional para atender à crescente demanda.

O Porto Central está desenvolvendo um polo de geração de energia, não só para atender a crescente demanda do Espírito Santo, mas também para fornecer energia à rede nacional que passa perto do porto. O Porto Central está localizado em uma área favorável para a instalação de termelétricas à gás e à carvão. Várias plantas termelétricas privadas movidas a gás estão planejadas no polo de energia do porto com capacidade de até 5 GW.

O Porto Central está desenvolvendo um hub de gás, incluindo um terminal de importação de GNL e de regasseificação capaz de receber os maiores navios gaseiros (navios Q-Max). O terminal de GNL será ligado às termelétricas a gás no porto. O Porto Central também terá um terminal de descarga de carvão para receber carvão importado para alimentar termelétrica a carvão.

Como as condições climáticas são favoráveis no sul do Estado do Espírito Santo, o Porto Central vem desenvolvendo um estudo para a instalação de turbinas eólicas para gerar energia sustentável a ser usada no porto e nas proximidades.

Download o nosso panfleto do hub de energia.