Responsabilidade Social – CSR

Responsabilidade Social – CSR

O deselvolvimento do Porto Central no Município de Presidente Kennedy gerará um conjunto de oportunidades não somente para o comércio e empreendedores locais, mas também para a população local e da área de influência do empreendimento.

O Porto Central está consciente de sua responsabilidade social e vem desenvolvendo junto a atores públicos e privados uma série de medidas preventivas e projetos para ouvir e atender a população. Neste sentido, estimula a qualificação da mão de obra e a modernização dos processos produtivos, em prol do desenvolvimento sustentável e do aumento da qualidade de vida da região.

O foco principal é que a implantação do projeto Porto Central impulsione de vez o crescimento e o desenvolvimento do Município de Presidente Kennedy e das correspondentes áreas de influência, como Itapemirim, Marataízes e Cachoeiro de Itapemirim, no Estado do Espírito Santo, e São Francisco de Itabapoana, no Estado do Rio de Janeiro, trazendo novos frutos, projetos e indústrias.

igreja

Igreja Nossa Senhora Das Neves

Localizada nas proximidades da área do porto, a Igreja Nossa Senhora das Neves foi originalmente construída em madeira pelos jesuítas em meados do Século XVII e reconstruída em 1694 em alvenaria, com ajuda de índios catequizados e escravos. Em 1750, recebeu a imagem da padroeira Nossa Senhora das Neves.

A Igreja tem importância histórica e marca o nascimento do Município de Presidente Kennedy. Paredes, portas, janelas, altar, santíssimo, as eiras na borda do telhado e os púlpitos permanecem com a arquitetura original.

Entre os dias 01 e 05 de agosto, a paróquia realiza a tradicional festa de Nossa Senhora das Neves, atraindo cerca de 50 mil visitantes e devotos de todo o país.

Para o Porto Central, apoiar a cultura local é garantir a preservação da identidade brasileira e a história da região, razão pela qual vem apoiando a implementação de projeto paisagístico no entorno da igreja e melhoria na sua infraestrutura de acesso.

Programa de Treinamento

O Porto Central irá demandar uma significativa quantidade de mão de obra, sobretudo durante as fases de construção e operação. A intenção é dar prioridade a contratação de mão de obra local, gerando empregos e promovendo melhorias na economia da região.

Por esta razão, o Porto Central vem desenvolvendo juntamente com o Município de Presidente Kennedy e outras entidades governamentais, como SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – e SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, programa de treinamento e qualificação profissional da população local para a atividade portuária e afim.

O programa de treinamento também contará com o apoio do Porto de Roterdã que irá fornecer a sua experiência em treinamento especializado no mercado portuário.

Treinamento
audiencia_publica

Audiência Pública

A audiência pública para o projeto Porto Central foi realizada pelo IBAMA – Agência Brasileira de Proteção Ambiental do Governo Federal em 7 de novembro de 2013.

Após prévia e ampla divulgação perante a população local e da área de influência, o evento foi realizado no Ginásio de Esportes Eraldo Lemos Correa (Correão).

O evento contou com a presença de cerca de 500 pessoas, que puderam assistir a uma apresentação didática do projeto e elucidar todas as dúvidas sobre o seu impacto na região. A população também recebeu folders contendo ilustrações e informações básicas do projeto.