Porto Central amplia capacidade do viveiro e reforça compromisso com compensação florestal

  • Home
  • Notícia
  • Porto Central amplia capacidade do viveiro e reforça compromisso com compensação florestal

O viveiro de mudas do Porto Central dobrou sua capacidade de produção: passou de 30 mil para 60 mil mudas por ano. A ampliação fortalece o compromisso da empresa com a recomposição vegetal da região, em conformidade com as exigências do Ibama.

Desde 2020, o viveiro produz mudas de espécies nativas a partir da coleta e beneficiamento de sementes da região onde o porto está sendo instalado. Mais de 15 mil mudas já foram plantadas em áreas de compensação florestal, e a meta é plantar 100 mil mudas até o final das obras da Fase 1 do Porto Central. 

O trabalho no viveiro envolve várias etapas de produção: começa com a coleta e separação das sementes, que passam por germinação controlada. As plântulas germinadas (embrião vegetal) são então transplantadas para sacos com substrato, onde recebem cuidados até atingir um porte adequado Na etapa seguinte, passam pelo processo de adaptação, como exposição ao sol e redução de irrigação, para aumentar a sua resistência e sobrevivência após o plantio em campo, até serem transportadas para o plantio nas áreas de compensação florestal. 

Além da produção das mudas, parte do material vegetal suprimido nas áreas de intervenção está sendo reaproveitado, após o processo de trituração, como topsoil, ou seja, servindo como camada orgânica para enriquecer o solo nas áreas de recomposição. O resgate de fauna terrestre, iniciado em novembro de 2024, também integra o plano ambiental e inclui parcerias com instituições como o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Alegre, e a realocação de espécies em áreas protegidas. 

Reconhecido como um projeto estruturante e prioritário no Espírito Santo e parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o Porto Central conta com uma localização estratégica, em Presidente Kennedy, no centro da costa brasileira próxima às bacias do Pré-sal, aos principais mercados e às principais rodovias e ferrovias, o que coloca o empreendimento em posição de destaque no cenário nacional.

Compartilhar: