Porto Central e IFES oferecem curso de capacitação para trabalhadores

O Porto Central, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Presidente Kennedy, está oferecendo o curso “Introdução à Implantação de Indústrias de Base e Construção de Infraestrutura Física” para todos os trabalhadores envolvidos com o empreendimento.

A iniciativa integra o Programa de Capacitação Profissional (PCP) e tem como objetivo ampliar as competências técnicas dos participantes, preparando-os para atender às demandas atuais e futuras do porto, de forma a ficarem aptos a possíveis contratações de acordo com a metodologia prevista no Programa de Mobilização e Desmobilização de Mão de Obra (PMD), aprovado junto ao IBAMA, que prevê a realocação dos trabalhadores para novas tarefas, quando a atividade original não for mais necessária.

O curso será ministrado por professores do IFES, utilizando a estrutura da instituição, e terá duração de cinco semanas, com direito a certificação. O conteúdo programático inclui:

  • Cidadania e Ética Profissional, Cultura Organizacional Portuária, Qualidade e Produtividade
  • Comunicação e Língua Portuguesa
  • Segurança do Trabalho
  • Matemática Básica Aplicada
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade

As inscrições foram concluídas na última semana e a primeira turma, composta por 25 trabalhadores do porto, terá início em setembro. Novas turmas serão abertas a cada três meses, assegurando a continuidade da capacitação.

Além de preparar profissionais para demandas específicas do setor portuário e industrial, o programa fortalece a capacitação da mão de obra local, estimulando o desenvolvimento socioeconômico e ampliando a empregabilidade na região.

Sobre o IFES

Parceiro fundamental nesta iniciativa, o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), é reconhecido pela excelência no ensino técnico e superior.

A presença do IFES na parceria garante que os trabalhadores tenham acesso a conteúdos atualizados, metodologias de ensino de qualidade e certificação reconhecida nacionalmente, fortalecendo ainda mais a relevância do curso e ampliando o impacto positivo na qualificação profissional da região.

Compartilhar: