Princípios e Valores

Princípios e Valores

Missão

Desenvolver e gerenciar o Porto Central de forma sustentável, segura, eficiente e competitiva para os seus clientes e usuários.

Visão

Ser um complexo industrial portuário de categoria mundial, provendo excelência logística ao mercado e desenvolvimento sustentável.

Valores

Transparência, Integridade e Ética
Sustentabilidade
Excelência e Qualidade
Segurança
Empreendedorismo
Parceria

Nossa história

O Porto Central foi concebido para ser tornar uma nova perspectiva portuária para o Brasil, um complexo industrial portuário de classe mundial e águas profundas com características únicas, capaz de atender os gargalos logísticos e altos custos que inibem o crescimento inevitável do Brasil, um país com uma das mais ricas e vastas disponibilidades de recursos naturais e forte potencial de desenvolvimento de energia limpa do mundo.

O projeto Porto Central foi introduzido em 2011 pela TPK Logística S.A., cuja sigla significa “Terminal Presidente Kennedy”, com o objetivo de desenvolver uma base de apoio offshore de olho na emergente indústria de óleo e gás do Brasil.

Na mesma época, o Porto de Roterdã, o maior porto da Europa, foi convidado pelo governo brasileiro a realizar uma análise de todos os portos do país e prestar suas recomendações no âmbito do Plano Nacional de Logística e Portos (PNLP).

Uma das principais constatações deste trabalho foi a necessidade de mais investimentos para fortalecer o setor portuário do Brasil. Na ocasião, o Porto de Roterdã também foi convidado pelo Governo do Espírito Santo para estudar a melhor localização no Estado para desenvolver um porto de águas profundas. Os estudos concluíram que o projeto portuário da TPK Logística S.A. (“Porto Central”) é o local mais estratégico ao longo da rota comercial nacional e internacional para desenvolver um porto de águas profundas de classe mundial.

Ademais, identificou-se um potencial muito maior para o Porto Central do que o escopo inicial do projeto, devido à sua localização estratégica, falta geral de infraestrutura portuária adequada no Brasil e mudanças no marco regulatório que permitiram portos privados a movimentarem carga de terceiros em vez de apenas carga própria.

Desde então, o projeto foi moldado no alto padrão e atual dimensão do complexo industrial portuário multipropósito de hoje pronto para início da sua construção como nenhum outro no Brasil. O Porto Central é hoje considerado o maior complexo portuário industrial de águas profundas em desenvolvimento no Brasil.

Junho de 2023

A Reunião Pública sobre a Fase 1 do Porto Central é realizada pelo Ibama, com participação de quase 500 cidadãos e lideranças de todos os municípios da AID e da AII.

Maio de 2023

A Licença de Instalação (LI 1436/2023) da Fase 1 do Porto Central é concedida pelo Ibama.

Maio de 2023

Assinatura de Memorando de Entendimento (MoU) com a CEI Energética para o desenvolvimento de projeto de hidrogênio verde no Hub de Energia Verde

Abril de 2023

O início da caracterização da pesca ribeirinha nos municípios de Presidente Kennedy (ES) e São Francisco de Itabapoana (RJ).

Março de 2023

É emitida, pelo IEMA, a Licença de Operação (LO 3/2023) para extração e beneficiamento de rochas da Pedreira Núbia (Pico da Serrinha em Presidente Kennedy/ES) 

Dezembro de 2022

Conclusão da fase pré-instalação das atividades dos Programas Socioeconômicos. 

Dezembro de 2022

Lançamento,  pelo Comitê Gestor de Desenvolvimento Regional, do Catálogo de Fornecedores com 170 empresas locais.

Abril de 2022

Início dos trabalhos socioambientais relacionados aos Programas Ambientais do Porto Central, Educação Ambiental, Comunicação.

Janeiro de 2022

Concessão do benefício do INVEST/ES (Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo) para a construção do Porto Central

Dezembro de 2021

Conclusão das Simulações Náuticas Real-Time de Manobras de Navios no Porto Central em parceria com a TPN-USP, voltadas para a primeira fase do porto

Dezembro de 2021

Assinatura do Primeiro Aditivo Contrato de Adesão firmado com a ANTAQ/Minfra

Julho de 2021

Abertura do Novo Escritório Administrativo em Vitória/ES

Maio de 2021

Criação da Comissão Interinstitucional de Acompanhamento do Memorando de Acordo – CIMdA entre Porto Central S.A., Governo do Espírito Santo e Município de Presidente Kennedy.

Março de 2021

Porto Central é habilitado pela Receita Federal do Brasil para operar no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI).

Novembro de 2020

Concessão pelo IBAMA da Autorização para Supressão Vegetal.

Fevereiro de 2020

Concessão pelo IBAMA da Autorização para Captura, Coleta e Transporte de Material Biológico Terrestre e Marinho.

Dezembro de 2019

Porto de Roterdã muda seu papel no projeto de acionista do Porto Central S.A. para consultor estratégico no desenvolvimento do projeto.

Novembro de 2019

Assinatura do Protocolo de Implementação entre Porto Central S.A. e Van Oord DMC para viabilizar a implementação do porto.

Novembro de 2019

Parecer Definitivo Favorável da Autoridade Marítima para as obras e dragagem do Porto Central.

Maio de 2019

Parecer Provisório Favorável da Autoridade Marítima para as obras e dragagem do Porto Central.

Setembro de 2018

Conclusão de novas Simulações Náuticas Real-Time de Manobras de Navios no Porto Central em parceria com a TPN-USP.

Abril de 2018

Aprovação do Plano Diretor Municipal de Presidente Kennedy.

Março de 2018

Concessão pelo IBAMA da Licença Ambiental de Instalação.

Março de 2017

Assinatura do Contrato de Adesão nº 002/2017 com Ministério de Infraestrutura e ANTAQ que autoriza a construção e exploração do Porto Central.

Outubro de 2016

Atualização do “nada a opor” da Marinha por meio do Ofício 651 CPES- MB.

Outubro de 2016

Assinatura do Contrato de Aliança com as empresas holandesas Van Oord Dredging and Marine Contracts e Boskalis N.V para otimização das obras marítimas do Porto Central.

Outubro de 2016

Conclusão de novas Simulações Náuticas Real-Time de Manobras de Navios no Porto Central em parceria com a TPN-USP.

Setembro de 2016

Conclusão das Simulações Náuticas Real-Time de Manobras de Navios no Porto Central em parceria com a TPN-USP.

Julho de 2015

Bloqueio Provisório dos Direitos Minerários inseridos na área do Porto Central pelo DNPM.

Fevereiro de 2015

Declaração de Disponibilidade do Espaço Físico em Águas Públicas pela SPU.

Janeiro de 2015

Definição do Master Plan do Porto Central.

Dezembro de 2014

Outorga de Inscrição de Ocupação de Faixa de Marinha do Porto Central pela SPU.

Dezembro de 2014

Concessão pelo IBAMA da Licença Ambiental Prévia nº 498/2014 ao Porto Central.

Novembro de 2014

Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos do Rio Itabapoana pela ANA.

Junho de 2014

Criação da Companhia Porto Central Complexo Industrial Portuário S.A.

Abril de 2014

Assinatura da Joint Venture entre TPK Logística S.A. e Porto de Roterdã para o desenvolvimento do projeto Porto Central.

Novembro de 2013

“Nada a opor” ao projeto Porto Central pela Marinha do Brasil.

Agosto de 2013

Aceite do EIA/RIMA do Porto Central pelo IBAMA.

Janeiro de 2013

Declaração de viabilidade do Porto Central pela Alfândega da Receita Federal do Brasil.

Abril de 2012

Memorando de Entendimento entre o Governo do Espírito Santo, Município de Presidente Kennedy, TPK Logística S.A. e Porto de Roterdã para cooperação no estudo de pré-viabilidade do Porto Central.

Dezembro de 2012

Aquisição das áreas do projeto pela TPK Logística S.A.

Março de 2012

Emissão do Termo de Referência do IBAMA para o licenciamento ambiental do projeto Porto Central.

Novembro de 2011

Criação da Companhia TPK Logística S.A. com propósito específico de desenvolver o projeto do Porto Central.

Junho de 2011

Memorando de Entendimento entre o Governo do Espírito Santo e o Porto de Roterdã para investigar a criação um porto de águas profundas no Estado.

Abril de 2008

Memorando de Entendimento entre os Governos do Brasil e da Holanda relativo à cooperação nas áreas de Portos, Transporte Marítimo e Logística.