Aconteceu no último dia 19, na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento (SEDES), em Vitória, a reunião extraordinária da Comissão de Acompanhamento do Memorando de Acordo entre Governo do ES, Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy e Porto Central (CIMDA). O encontro reuniu representantes do Espírito Santo e do Rio de Janeiro e teve como foco a Economia do Mar, destacando o Programa Empregos Azuis e a Certificação Selo Azul – Cidades Costeiras.
As iniciativas, já implantadas em municípios fluminenses, foram apresentadas como experiências de referência, que unem qualificação profissional, sustentabilidade e desenvolvimento econômico regional, podendo inspirar ações semelhantes no Espírito Santo.
Participaram da reunião representantes do Porto Central, da FACERJ, do Conselho Deliberativo do Sebrae/RJ e das secretarias do Governo do Espírito Santo: Secretaria de Desenvolvimento/SEDES, Secretaria de Turismo/SETUR, Secretaria de Meio Ambiente/SEAMA, Secretaria de Economia e Planejamento/SEP e Secretaria de Educação/SEDU.
Empregos Azuis
O Programa Empregos Azuis, desenvolvido no Rio de Janeiro, tem como objetivo capacitar profissionais para as áreas de energia e economia do mar, fortalecendo a empregabilidade e a competitividade regional. Entre os cursos oferecidos pela Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) estão formações práticas como Segurança em Montagem de Andaimes, Trabalho em Altura e Taifeiro, todas alinhadas às Normas Regulamentadoras.
Selo Azul
A Certificação Selo Azul – Cidades Costeiras, criada pela FACERJ, reconhece municípios costeiros que adotam práticas sustentáveis e gestão responsável dos recursos marítimos. Inspirado em experiências internacionais, o selo valoriza administrações municipais que promovem preservação ambiental, desenvolvimento econômico sustentável e qualidade de vida para a população.
Espírito Santo de olho no futuro
Com o encontro, o Porto Central reforça seu papel de articulador de debates estratégicos para o futuro da região e para o fortalecimento da Economia do Mar no Espírito Santo. Segundo Léa Reis, coordenadora de Socioeconomia do Porto Central, “a expectativa é que as experiências apresentadas possam servir de base para novas políticas e projetos no Estado, com foco em empregabilidade, sustentabilidade e inovação”.