No próximo dia 24 de setembro, será realizado pelo Porto Central o primeiro desmonte controlado de rochas na pedreira localizada a 26 quilômetros da área portuária em Presidente Kennedy (ES).
O material extraído será transportado e depositado na área portuária para ser utilizado na construção do quebra-mar. A estrutura terá a função de proteger as embarcações que irão operar no porto e garantir a segurança das futuras operações.
A atividade está autorizada pelos órgãos ambientais competentes, incluindo o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), por meio da Licença nº 90175018, e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), com a Licença de Instalação nº 1436/2023 para transporte do material. Toda a operação é monitorada e segue protocolos rigorosos de segurança.
Ao longo dos próximos meses, novos desmontes serão realizados conforme cronograma de obras, sempre com comunicação prévia à comunidade do entorno, realizada com três dias de antecedência.
As pedras serão transportadas por caminhões em rota previamente definida e licenciada, com veículos monitorados e motoristas capacitados, até a área portuária. O plano logístico inclui comunicação permanente com as autoridades de trânsito e ações de educação socioambiental com trabalhadores e comunidades do entorno.
Paralelamente, seguem em pleno andamento as obras na área do Porto Central, assim como as ações ambientais já em curso.
O Porto Central
O complexo industrial portuário completo abrange uma área de 2.000 hectares, com profundidade de até 25 metros e 54 berços multipropósitos planejados para movimentação de granéis líquidos e sólidos, fertilizantes, minerais, grãos, contêineres, cargas gerais, gás natural, apoio offshore e estaleiros, entre outras cargas. O Porto Central será implantado por fases, de acordo com a demanda dos clientes e do mercado.
A Fase 1 inclui a construção de um terminal de granéis líquidos de águas profundas, voltado ao transbordo de petróleo entre navios (“Ship-to-Ship” – STS), com operação prevista para 2027.
No pico das obras da Fase 1, devem ser empregados até 1.295 trabalhadores diretos. O Porto tem o compromisso de priorizar a contratação de mão de obra e fornecedores locais.
O Porto Central é um dos projetos estratégicos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, com a expectativa de impulsionar o desenvolvimento do Espírito Santo, ampliar a infraestrutura logística do país e atrair novos investimentos associados ao setor portuário.