Visita técnica fortalece o diálogo com comunidades do entorno e reforça a continuidade das ações socioambientais do porto.
O Porto Central recebeu essa semana a visita técnica da comitiva do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da região da Bacia de Campos. A atividade contou com a participação de 30 representantes dos Grupos Gestores Locais (GGL) dos municípios de Presidente Kennedy, São Francisco de Itabapoana e Marataízes, como parte de um trabalho contínuo de aproximação com as comunidades do entorno.
Durante o encontro, os participantes puderam conhecer de perto os Programas Socioambientais em andamento, além de obter informações sobre o monitoramento ambiental, o progresso das obras, o processo de cadastro de currículos, a capacitação de mão de obra local, além de dados sobre o relacionamento com fornecedores da região.
A comitiva foi recebida pela equipe técnica responsável pelos programas socioambientais do empreendimento, que também apresentou uma das áreas de plantio de mudas nativas e o viveiro de espécies mantido pelo Porto Central — iniciativa que reforça o seu compromisso socioambiental.
Segundo Karen Matta Santos, educadora social do NEA em Presidente Kennedy, a visita promoveu uma importante troca de conhecimentos.
“Levamos muitos aprendizados, esclarecemos diversas dúvidas e saímos com a porta aberta para futuras visitas e novas oportunidades de diálogo”, afirmou.
A ação integra o conjunto de iniciativas contínuas do Porto Central voltadas ao engajamento comunitário, à educação ambiental e à transparência em relação às atividades do empreendimento. O fortalecimento desses vínculos com as comunidades é parte essencial da governança socioambiental do projeto.