Atividade promoveu diálogo com estudantes sobre temas como sustentabilidade, preservação da flora e atividades do novo porto em Presidente Kennedy
Encerrando as ações do Mês do Meio Ambiente, o Porto Central, por meio do seu Programa de Educação Ambiental (PEA), recebeu estudantes dos 7º e 8º anos da EMEF Barra de Marobá, escola pública de Presidente Kennedy, para uma visita técnica educacional. A atividade foi dividida em duas etapas e envolveu 63 participantes, entre alunos e professores. A ação faz parte das medidas socioambientais previstas no processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA.
Porto vai à escola: biodiversidade e reflorestamento
Na primeira etapa, realizada em sala de aula, os estudantes participaram de uma palestra conduzida pela equipe técnica do Programa de Educação Ambiental e do Programa de Proteção da Flora. Foram abordados temas como resgate de germoplasma¹, espécies nativas da área de supressão vegetal do Porto Central e estratégias adotadas para compensação florestal, que incluem a produção de mudas e o reflorestamento de áreas equivalentes. Destacou-se, por exemplo, o plantio de 18 mil mudas em 12 hectares, com previsão de alcançar 30 mil mudas até o final de 2025.
Visita ao porto: da teoria à prática
Na segunda etapa, os alunos visitaram o viveiro de mudas de restinga e o escritório técnico do Porto Central. Lá, puderam ver de perto o processo de produção e plantio de espécies nativas, além de aprender mais sobre a estrutura e o funcionamento de um porto industrial de grande porte.
Os alunos também receberam informações sobre os programas socioeconômicos do Porto Central, incluindo:
> Geração de empregos com prioridade para mão de obra local (70%);
> Capacitação profissional e inclusão de jovens aprendizes;
> Compensações para comunidades pesqueiras impactadas.
Também foram apresentados os mais de 30 programas ambientais e de gerenciamento de riscos, que monitoram fauna, flora, qualidade da água, ruído, sedimentação marinha e proteção do patrimônio histórico e cultural.
A realização de visitas técnicas e ações educativas com escolas da região é parte de um amplo programa de aproximação e fortalecimento do porto com as comunidades do seu entorno e pode trazer muitos benefícios para os estudantes, como:
1- Educação para a cidadania e sustentabilidade: Contribui para a formação de valores como sustentabilidade, responsabilidade ambiental e consciência territorial entre os jovens.
2- Transparência e construção de confiança: Fortalece o diálogo com a comunidade e promove o entendimento do projeto por meio de uma abordagem didática.
3- Formação de futuros profissionais: Estimula o interesse dos estudantes por carreiras técnicas e ambientais, alinhadas às oportunidades futuras do porto.